O Convento de São Francisco do Monte foi o primeiro convento de Viana do Castelo e o terceiro da Ordem Franciscana de Portugal


Sabia que...

… O Convento de São Francisco do Monte foi o primeiro convento de Viana do Castelo e o terceiro da Ordem Franciscana de Portugal. O convento é um dos três primeiros conventos da Ordem Franciscana a ser construído em Portugal, datando dos finais do século XIV. Tendo sofrido várias ampliações no decorrer da sua existência, tornou-se eventualmente um oratório, quando os seus frades foram transferidos para o Convento de Santo António dos Capuchos, em 1625. Posteriormente foi abandonado, talvez devido à sua localização recôndita e de difícil acesso, numa das encostas do monte de Santa Luzia, tendo sido iniciada a sua reedificação em 1751.

Com a extinção das ordens religiosas em 1834 e a consequente venda dos seus bens pelo estado liberal, o convento passou para a Santa Casa da Misericórdia. Encontra-se agora em ruínas, conservando ainda, porém, alguns elementos artísticos e arquitetónicos como testemunho histórico. No terreiro da entrada principal está um cruzeiro classificado como imóvel de interesse público. Encontra-se na posse do Instituto Politécnico de Viana do Castelo desde 2001.

Notre politique de Cookie

Ce site utilise des cookies. Lorsque vous naviguez sur le site, vous consentez son utilisation. En savoir plus

Entendu