O aproveitamento do Alto Lindoso, é atualmente o mais potente centro produtor hidroelétrico instalado em Portugal



Sabia que...

O aproveitamento do Alto Lindoso é atualmente o mais potente centro produtor hidroelétrico instalado em Portugal. Localiza-se no rio Lima, a escassas centenas de metros da fronteira com Espanha.

A barragem do Lindoso tem 110 metros de altura máxima, com dois descarregadores de cheia e dois descarregadores de fundo. A Central é subterrânea, deslocada cerca de 70 metros para sul e a aproximadamente 340 metros de profundidade.

Para a construção deste aproveitamento hidroelétrico, mais de 1.500 trabalhadores estiveram concentrados na obra que custou, cerca de 74 milhões de contos – aproximadamente 370 milhões de euros, a preços de 1990.

Em média a produção é de 970 milhões de kWh, equivalentes ao consumo anual de 440 000 portugueses. Para tal são turbinados 250 metros cúbicos por segundo no conjunto dos dois grupos. A potência instalada é de 317 MegaWatts por cada grupo, facto que os torna as mais potentes unidades de produção de energia elétrica instaladas em Portugal.

A cerca de 17 Km a jusante encontra-se o Aproveitamento de Touvedo que, para além de produção de energia, completa também o do Alto Lindoso, modulando os elevados caudais que este turbina. Touvedo assume assim uma função reguladora, evitando variações bruscas no caudal do rio Lima e evitando cheias excessivas.

Notre politique de Cookie

Ce site utilise des cookies. Lorsque vous naviguez sur le site, vous consentez son utilisation. En savoir plus

Entendu