Cervo de José Rodrigues

Others

No alto do Monte da Encarnação, de onde se obtém uma espetacular vista do vale do Minho e da Galiza, ergue-se aquela que é a mais popular escultura de José Rodrigues, O Cervo, feita em ferro e inaugurada em agosto de 1985.

O majestoso animal que é o cervo, ou veado, está na origem do nome de Vila Nova de Cerveira. É por isso uma figura muito acarinhada e representada em diferentes locais deste concelho, onde a arte assume grande importância.  

Dezenas de outras obras de autores portugueses e estrangeiros ocupam ruas, praças e jardins da pacata vila de Cerveira, fazendo jus ao nome pela qual é conhecida, a “Vila das Artes”, fruto do desenvolvimento e manifestação de artes contemporâneas, de que é expoente máximo a Bienal de Cerveira. Inspirados pela história da região, escultores e outros mestres das artes plásticas criaram obras batizadas com nomes como “Granito Ritmo”, “Esforço”, “Seara Mecânica”, “Ponte da Cultura”, “Enamorados”, “Dólmen Galaico Duriense”, “Banco Ondulado” ou “Rio, Água e Sangue”.


Contactos

Vila Nova de Cerveira (Viana do Castelo)

41.17771, -8.68449