O elevador de Santa Luzia, em Viana do Castelo, é o maior de Portugal
Sabia que...
… O elevador de Santa Luzia, em Viana do Castelo, é o maior de Portugal devido à extensão e desnível do seu curso, respetivamente, com 650 e 160 metros. O funicular faz a ligação da cidade ao Templo de Santa Luzia, sendo o tempo de viagem de sete minutos.
Inaugurado a 2 de julho de 1923, foi seu promotor Bernardo Pinto Abrunhosa. Em 19 de abril de 2001 foi desativado e entrou em processo de degradação. Em junho de 2005 foi iniciado o seu restauro, e o elevador abriu de novo ao público a 5 de abril de 2007. Parte dos componentes foi concebido em Espanha, nomeadamente as carruagens, numa empresa de Saragoça.
As carruagens trabalham, em contrapeso, ou seja, a que desce ajuda a puxar a que sobe, cruzando-se ambas exatamente a meio do percurso. Cada uma das duas carruagens tem capacidade para 25 pessoas, 11 das quais sentadas, sendo os 650 metros de extensão do percurso cobertos a uma velocidade de dois metros por segundo. O motor elétrico ajuda a vencer a diferença de carga nas cabinas e o desnível do percurso. O novo equipamento cumpre com as mais recentes normas deste sector, tendo sido alvo de diversas vistorias por parte das entidades acreditadas para o efeito.