Ir para o conteúdo

Pontão flutuante de Lodeira

Portos, Marinas, Docas e Pontões de Recreio

Estrutura fluvial localizada no rio Minho, no local onde existia um antigo cais de atravessamento do rio entre Monção e Salvaterra (Galiza), conhecido como o Cais do Transbordador, dotado de edifícios que tiveram funções alfandegárias, recentemente reconvertidos em espaços culturais e de lazer. Esta estrutura integra a ecovia do Parque de Lodeira que faz parte da ecopista do rio Minho.


O acesso ao pontão, para quem vier dos arredores da ilha de Fillaboa (umas das 14 ilhas que existem no rio Minho, adquirida pela autarquia galega de Salvaterra para criar um centro de interpretação ambiental) é feito pelo lado Sul do rio contra a corrente, passando por baixo da ponte que liga Salvaterra do Minho a Monção, até chegar ao pontão flutuante que está ligado a uma rampa em cimento (antigo cais), que, no passado como na atualidade, serve para a entrada e saída de passageiros da embarcação.

Esta rampa encontra-se a uma altura superior ao nível do rio, dificultando o acesso a terra.

O pontão flutuante da Ladoeira está operacional para a atracagem de embarcações turísticas e para atividades desportivas fluviais.



Câmara Municipal de Monção

Largo de Camões

4950–440 Monção

Tlf: +351 251 649 000

Email: gap@cm-moncao.pt

Site: https://cm-moncao.pt/

Contactos

Monção ( Viana do Castelo )

  42.078819,-8.496097 (Ver mapa)

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi