Indicadores Regionais


O Alto Minho situa-se no Noroeste de Portugal, na província tradicional do Minho, integrando os concelhos de Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte do Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira, com uma população de 244.836 habitantes (segundo os Censos de 2011), distribuída por uma área territorial de 2210 km2. Limita a norte e a leste com a Espanha, a sul com o distrito de Braga e a oeste com o Oceano Atlântico. A sede do distrito é a cidade de Viana do Castelo.

Disponibiliza-se aqui um conjunto resumido de indicadores estatísticos de caracterização do Alto Minho, proveniente do Observatório das Dinâmicas Regionais do Norte, e, tanto quanto possível, com desagregação concelhia. Os indicadores selecionados são representativos de diversos domínios temáticos, da demografia, à economia e a temas sociais, passando ainda pelo ambiente.

A maior parte dos indicadores aqui incluídos são provenientes do Anuário Estatístico da Região Norte, editado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Noutros casos, a informação é disponibilizada por outras entidades, tais como o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), o Ministério das Finanças ou mesmo o Eurostat.

Ao reunir num mesmo suporte este conjunto de indicadores, procura-se sobretudo valorizar a informação disponível, dando-lhe maior visibilidade. Ao mesmo tempo, pretende-se melhorar a resposta a um conjunto diverso de entidades que regularmente se dirigem à CIM Alto Minho, com o intuito de obter informação estatística relevante sobre a temática regional.