De uma rede de excelência de ensino superior e profissional


Instituições de ensino superior integradas no ranking das 400 melhores Universidades do Mundo pela “Times Higher Education”

- A Universidade do Porto, a maior instituição de ensino e investigação científica em Portugal, com 14 faculdades, uma business school e 49 unidades de investigação  (www.up.pt).

- A Universidade do Minho, em Braga/ Guimarães com onze escolas e institutos distribuídos por três grandes polos: o campus de Gualtar, em Braga, e os campi de Azurém e de Couros, em Guimarães.​​ ​​​Está, atualmente, entre as mais prestigiadas instituições de ensino superior do país, tendo também vindo a afirmar-se progressivamente no panorama internacional (www.uminho.pt).

- A Universidade de Vigo, na Galiza/Espanha, com três campus em Ourense, Pontevedra e Vigo, situando-se no 15º lugar na classificação de universidades espanholas em termos de produção científica (www.uvigo.es).



Instituições de ensino superior de proximidade de referência

- O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) é a escola com maior oferta formativa na rede   de ensino superior do Alto Minho. Ministra, para além de Cursos de Especialização Tecnológica (CET), cursos superiores, entre os quais, licenciaturas, pós-graduações e mestrados (vários em cooperação com universidades nacionais e estrangeiras), através das seis escolas superiores que integra. Em 2015 foi considerado uma das 10 melhores instituições de ensino   superior nacionais, segundo o U-Multirank europeu. 

www.ipvc.pt


- Escola Superior de Educação (Viana do Castelo) - www.ipvc.pt/escola-educacao

- Escola Superior Agrária (Ponte de Lima) - www.ipvc.pt/escola-agraria

- Escola Superior de Tecnologia e Gestão (Viana do Castelo) - www.ipvc.pt/escola-tecnologia-gestao

- Escola Superior de Ciências Empresariais (Valença) - www.ipvc.pt/escola-ciencias-empresariais

- Escola Superior de Saúde (Viana do Castelo) - www.ipvc.pt/escola-saude

- Escola Superior de Desporto e Lazer (Melgaço) - www.ipvc.pt/escola-desporto-lazer


Sabia que…

… O IPVC tem uma Oficina de Transferência de Tecnologia, Inovação e Conhecimento com projetos nacionais e internacionais nas áreas agroalimentar, e-learning, fibra ótica ou de inovação para o comércio tradicional, bem como na área dos Sistemas de informação Geográficos, Tecnologias de Informação e Comunicação, materiais cerâmicos, fomento de inovação para as PME, entre outros.

… Nas redes de fibra ótica ou Sistemas de Informação Geográficos, o IPVC tem assumido um papel de liderança tecnológica, conseguindo, por exemplo, criar a primeira rede de fibra ótica numa cidade portuguesa para fins não comerciais e o mais potente Sistema de Informação Geográfico transfronteiriço entre Portugal e Espanha.

… Em janeiro de 2013, a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior [A3ES] certificou o Sistema Interno de Gestão e de Garantia da Qualidade do IPVC (SGGQ-IPVC) por um período de seis anos, tendo sido o primeiro Politécnico, a nível nacional, a possuir “esse reconhecimento” pela A3ES.

… O IPVC é uma Instituição com certificação reconhecida internacionalmente, pela Norma ISO 9001:2008, ao nível de toda formação superior e processos de apoio, incluindo os Serviços de Ação Social (Alimentação, Alojamento e Bolsas) e elaboração e desenvolvimento de estudos e projetos.



- Uma unidade da Universidade Fernando Pessoa, em Ponte de Lima, que conta com duas áreas de formação distintas, vocacionadas para a área empresarial e para as ciências da saúde.

www.ufp.pt



- A Escola Superior Gallaecia (ESG), em Vila Nova de Cerveira, um estabelecimentos de ensino universitário de carácter transfronteiriço, cujo corpo docente e estudantil tem uma larga representatividade da comunidade galega. Dispõe de cursos de 1º e 2º ciclo acreditados pela A3ES, bem como de diversos cursos de formação contínua e workshops, nacionais e internacionais. A oferta formativa abrange áreas do conhecimento que relacionam a arte, a cultura, o desenho, as tecnologias, o projeto, o património, o território e a ecologia. De destacar a integração, desde 2005, na UNESCO Chair – Arquitetura de Terra e Desenvolvimento Sustentável, onde 22 instituições internacionais colaboram a nível internacional, sendo a Escola Superior Gallaecia a única instituição portuguesa. 

www.esg.pt



Uma prestigiada rede de formação e qualificação profissional

Existe um conjunto significativo de estabelecimentos de ensino profissional no Alto Minho, com um papel importante ao nível das taxas de escolarização na região, que proporcionam alternativas de qualificação aos jovens e os preparam para as novas realidades sociais, económicas e empresariais do meio em que se inserem. As escolas profissionais oferecem cursos que dão equivalência ao 9.º ou 12.º ano de escolaridade, abrangendo várias áreas de formação: hotelaria e turismo, construção e engenharia civil, artes gráficas, ambiente e recursos naturais, gestão e administração, comércio, informática, transportes marítimos e pescas, construção e reparação naval, saúde e educação.



EPRALIMA - Escola Profissional do Alto Lima - www.epralima.pt

EPRAMI - Escola Profissional do Alto Minho Interior - www.eprami.pt

ESPROMINHO - Escola Profissional do Minho - www.esprominho.pt

Núcleo do CENFIM de Arcos de Valdevez - www.cenfim.pt

ETAP – Escola Profissional /COOPETAPE - Cooperativa de Ensino, CRL - www.etap.pt

Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima - www.eppl.pt

Fundação Átrio da Música - Escola Profissional de Música de Viana do Castelo - www.fam.pt

Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo - http://escolas.turismodeportugal.pt/escola/escola-de-hotelaria-e-turismo-de-viana-do-castelo

For-Mar - Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar - www.for-mar.pt

Centro de Formação Profissional de Viana do Castelo - IEFP - www.iefp.pt