Alto Minho Destino Náutico


Rica em espaços naturais, que vão desde a montanha ao campo, passando pelos extensos areais de rios e praias, a região do Alto Minho possui condições singulares para a prática de atividades de desporto, lazer e turismo. Importa precisar para cada um dos concelhos deste território, aquilo que melhor o caracteriza do ponto de vista das atividades, sobretudo as de perfil náutico, uma vez que é vasto o leque de experiências náuticas como vela, remo, canoagem, canyoning, bodyboard, kitesurf, passeios de barco, rafting, stand up paddle, surf, windsurf, entre outras modalidades que têm vindo a conquistar e a fidelizar praticantes. 

Assim, olhando para os eixos território, ambiente e desportos náuticos, é possível, ainda que de forma sintética, caracterizar os 10 concelhos do Alto Minho.

Arcos de Valdevez integra parte do Parque Nacional da Peneda-Gerês e impõe-se pelos cenários paisagísticos, sendo o rio Vez um importante polo de atração quer pelos trilhos e passadiços que o percorrem quer para a prática de desportos náuticos, incluindo a canoagem, o paddle e a pesca à pluma.


Em Caminha, a serra, o rio e o mar são elementos paisagísticos de destaque que propiciam grande variedade de atividades desportivas e recreativas das quais se elenca o remo, o windsurf, o surf e o paddle.


Localizado na zona mais setentrional de Portugal, o concelho de Melgaço integra parte do Parque Nacional da Peneda-Gerês e apresenta características geográficas e geológicas muito específicas. É famoso pelos seus cursos de água brava utilizados para a prática, entre outros, do canoaraft.


As águas termais de Monção são atributos deste concelho. As montanhas e o rio Minho são emblemas da sua paisagem e motivo para múltiplas experiências recreativas como a prática da modalidade de caiaque.


Pontuado por vastas áreas verdes,  em Paredes de Coura destaca-se a paisagem protegida de Corno do Bico e o rio Coura, propício à prática do hidrospeed.


Serras e vales marcam os contrastes paisagísticos da vila de Ponte da Barca que se abre ao rio Lima numa extensa praia fluvial. O canyoning é uma das modalidades náutica de eleição que se pode praticar neste rio.


Atravessada pelo rio Lima, que lhe confere particularidades quanto à biodiversidade do seu território, Ponte de Lima é palco para a prática da canoagem, uma das principais atividades desportivas desta vila.


Em Valença, o rio Minho molda a paisagem ribeirinha que é também elemento por excelência para a prática de várias atividades de lazer como os passeios de barco.

 

Cidade atlântica, Viana do Castelo é marcada pelo mar, rio e monte. Apresenta condições especiais para a prática de todos os desportos náuticos e para o acolhimento de veleiros de recreio.


Conhecida como a vila das artes, Vila Nova de Cerveira impõe-se pela sua verdejante paisagem influenciada pelo rio Minho, que pode ser usufruído percorrendo as extensas ecopistas ou praticando atividades náuticas como o remo.