Artes Rosa Maria – Centro Artesanato

Artesanato

O artesanato e as suas manifestações são parte da nossa cultura e perdê-las seria como perder uma parte da nossa identidade.


Melgaço é um concelho pleno de tradições ligadas ao artesanato. A tecelagem em Linho, a tecelagem em Lã (mantas e tapetes), as alfaias agrícolas e os canastros constituem alguns dos artigos que fazem parte da história secular do Concelho.


D. Rosa M.ª nasceu em Moçambique, habita actualmente em Prado, localidade pertencente ao concelho de Melgaço, perto da vila com mesmo nome. Apresentou um projecto, no âmbito do programa Leader, tendo como objectivo colocar em funcionamento um espaço amplo de venda de seus produtos na vila de Melgaço.

Os bordados em panos, toalhas, corredores são bonitos e diversificados, sóbrios uns, mais garridos outros e, ao apreciá-los, temos a sensação de estarmos perante obra que pertenceu a antepassado de classe nobre. São confeccionados sobre linho antigo e os motivos que aplica, no mesmo tom ou coloridos, representam motivos reais-coroas por exemplo - ou outros de cariz popular.


Destacam-se, os afamados trajes típicos deste concelho, um deles, veste a figura tradicional feminina da aldeia serrana de Castro Laboreiro- a Castreja -, simbolizando, em suas vestes negras, o luto, a saudade, o respeito manifestado por aqueles que partiam: maridos, namorados e filhos. Ainda hoje este traje é usado. 

Outro traje característico, da sua autoria, é o da "Inês Negra", figura lendária e histórica de Melgaço, que deu nome à toponímia da antiga vila e que corajosamente tomou a praça forte de Melgaço aos castelhanos, lutando corpo a corpo com a traidora à pátria portuguesa, conhecida por "arrenegada".


Horário: 

Segunda a Sábado: 9.00h-12.00h / 14.00h-18.00h

Domingos: por marcação.

Contactos

Cerdedo- União das Freguesias de Prado e Remoães, 4960-320, Melgaço, Melgaço (Viana do Castelo)

42.10761794, -8.26858464

+351 251 402 133

artes_rosamaria@hotmail.com