Monte do Alto da Pena, Leivo, Vila Nova de Cerveira


Em construção.

Vila Nova de Cerveira tem a particularidade de despoletar uma completa experiência sensorial, assente num diálogo perfeito e harmonioso entre Homem-Natureza-Arte. De uma forma panorâmica ou mais intimista, a surpresa dá lugar a uma contemplação hipnotizante entre montes, rios e mar, e da riqueza patrimonial e artística enquadrada.

Considerado um dos locais com maior altitude da região do Alto Minho e, consequentemente, o mais elevado do concelho de Vila Nova de Cerveira, é do Alto da Pena que se vislumbra a ímpar beleza natural de Vila Nova de Cerveira, a sua ligação aos concelhos limítrofes e também a algumas das terras da vizinha Galiza, além do inesgotável rio Minho, desde o seu percurso vindo de Espanha até à foz, onde desagua no Oceano Atlântico.

Depois de uma perspetiva geral de cortar a respiração, a atenção centra-se nos pormenores: o histórico Castelo de Cerveira em pleno centro da vila; a harmonia arquitetónica e urbanística de todo o concelho; a capitalidade e a vitalidade industrial gerada pelos polos da zona industrial; a veia artística associada à ‘Vila das Artes’ com o imponente ‘Cervo’, escultura do Mestre José Rodrigues;  o Miradouro da Porta do Espirito Santo. 

Desviando os olhos para o rio Minho, um pedaço de terra em formato de coração salta à vista. Trata-se da Ilha da Boega, um dos elementos naturais icónicos deste território. Muito perto, o familiar Parque de Lazer do Castelinho com todas as suas valências familiares e o corredor ecológico de 13 kms (ecopista do rio Minho) convidam a descer para comungar da história e das estórias subjacentes e ter um contacto muito próximo com a fauna e a flora existentes.

Com o conceito de livecam, desfrute da beleza de Cerveira sentado na sua cadeira! Depois, venha sentir e viver in loco!