Oportunidades de Negócio Nacionais e Internacionais


Oportunidades de Negócio Nacionais

O site do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento (IAPMEI) é uma fonte de informação online que os empresários podem consultar para ficar a par das oportunidades de negócio nacionais. Aqui pode consultar os principais instrumentos de financiamento atualmente existentes destinados às PME portuguesas, com o respetivo conceito, forma de funcionamento, modo de acesso, bem como as respetivas entidades responsáveis por cada um deles.

http://www.iapmei.pt/ ou http://www.iapmei.pt/PRODUTOS-E-SERVICOS/Incentivos-Financiamento/Financiamento-para-PME.aspx



Oportunidades de Negócio Internacionais

A AICEP Portugal Global presta serviços de suporte e aconselhamento sobre a melhor forma de abordar os mercados externos, identifica oportunidades de negócios internacionais e acompanha o desenvolvimento de processos de internacionalização das empresas portuguesas, nomeadamente, PME. No seu site apresenta toda a informação sobre apoios financeiros à internacionalização no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional - 2014-2020 (Portugal 2020) (http://www.portugalglobal.pt/PT/Paginas/Index.aspx), assim como informação sobre mais de cem mercados externos.

O grupo AICEP Portugal Global inclui ainda a AICEP Global Parques (http://www.globalparques.pt/), entidade Gestora de Parques Industriais que atua no aconselhamento da melhor localização para projetos de investimento.

O site Invest in Portugal (http://www.portugalglobal.pt/EN/InvestInPortugal/Pages/index.aspx), apresenta-se também como um bom recurso, mas para os empreendedores estrangeiros interessados em investir em Portugal.


A nível europeu, a página Programas e Candidaturas, do portal Eurocid, apresenta candidaturas em curso para apoios financeiros no âmbito dos programas comunitários e nacionais.

http://infoeuropa.eurocid.pt/catalogos/apoiosfinanceiros


As empresas portuguesas ou consultores individuais que realizem exportação de bens e/ou serviços portugueses ou que estejam interessadas em investir em países em desenvolvimento ou em transição, podem também consultar o site do Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais (GPEARI) do Ministério das Finanças.

http://www.gpeari.min-financas.pt/