Segunda-feira 25 de Setembro, 2017
pesquisa
#
#
Seja bem-vindo
Fique a conhecer melhor o Alto Minho e os dez concelhos que compõem este espaço territorial: Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte do Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira. Veja ainda as notícias, curiosidades, rotas turísticas, guias, informação de apoio empresarial e muito mais sobre esta região do Noroeste português.
Newsletter
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu e-mail.
Área reservada |
Caminho Português de Santiago de Compostela

O Alto Minho é atravessado por duas rotas seculares do Caminho Português de Santiago, uma pelo interior e outra junto à orla marítima.
 
A rota do interior faz-se por Ponte de Lima até Valença, num total de 38 km que integram a estrada real (Porto-Barcelos-Ponte de Lima-Valença), considerada a espinha dorsal dos caminhos portugueses de Santiago, onde confluem quase todos os demais percursos. Por aqui passaram, pelo menos a partir do início do século XIV, multidões anónimas, entre caminheiros, viajantes, mercadores e romeiros, mas também nobres, clero e reis como D. Afonso II, a Rainha Santa Isabel e o rei D. Manuel I, sendo a ponte romano/medieval de Ponte de Lima um ponto de passagem obrigatória e símbolo nacional do caminho português.
 
O Caminho Português da Costa é uma variante do Caminho Central, que liga o burgo portuense a outros concelhos costeiros do Litoral Norte, com a alternativa de ligação à Galiza ultrapassando o rio Minho em La Guardia (frente a Caminha), Goian (através de Vila Nova de Cerveira) ou mesmo a Tui (por Valença do Minho). O seu traçado surgiu com maior importância somente a partir do século XVIII, sendo utilizado pelas populações costeiras e pelos que desembarcavam nos portos marítimos.
 
 
Albergues no Alto Minho do Caminho Português a Santiago

PONTE DE LIMA
Albergue de Peregrinos
60 lugares – 5 €
Casa do Arnado – Além da Ponte
T +351 925 403 164 / +351 258 240 200
S http://www.cm-pontedelima.pt/ver.php?cod=0U/


PAREDES DE COURA

Albergue de Peregrinos de Rubiães
34 lugares – Donativo
EN 201- Costa
T +351 917 164 476
E j.freguesia.rubiaes@gmail.com



VALENÇA DO MINHO

Albergue de Peregrinos S. Teotónio
85 lugares – Donativo
Av. José Maria Gonçalves
T +351 966 473 409
E alberguevalenca@gmail.com
S http://albergue-valenca.pt.vu/