Sábado 27 de Maio, 2017
pesquisa
#
#
Seja bem-vindo
Fique a conhecer melhor o Alto Minho e os dez concelhos que compõem este espaço territorial: Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte do Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira. Veja ainda as notícias, curiosidades, rotas turísticas, guias, informação de apoio empresarial e muito mais sobre esta região do Noroeste português.
Newsletter
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu e-mail.
Área reservada |
Garranos

Sabia que...

O Garrano é o único equídeo autóctone da Região Norte do país. Trata-se de uma espécie lusogalaica, de que conhecemos sinais de presença nesta região desde o longínquo Paleolítico. Estes pequenos cavalos vivem num estado semi-selvagem pelos montes e serranias do Parque Nacional da Peneda-Gerês. São animais fortes, vigorosos, adaptados à sobrevivência. Normalmente a sua pelagem é castanho-escuro e a compleição física larga de garupa e dorso. No garrote não excedem um metro e trinta e cinco centímetros.

Em liberdade, vivem em pequenos grupos, que variam entre os 6 a 12 indivíduos, mas podem existir grupos maiores. Em cada grupo há um macho reprodutor que vigia as suas fêmeas e crias. O único inimigo verdadeiramente temível para estes cavalos são os lobos, que por vezes logram deitar as presas a uma cria mais afastada ou a um animal mais desatento.

Atualmente, estes animais estão também domesticados, sendo empregues em usos agrícolas e de atrelagem. Também podem ser utilizados para hipoterapia e para passeios de turismo equestre.