Quinta-feira 17 de Agosto, 2017
pesquisa
#
#
Seja bem-vindo
Fique a conhecer melhor o Alto Minho e os dez concelhos que compõem este espaço territorial: Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte do Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira. Veja ainda as notícias, curiosidades, rotas turísticas, guias, informação de apoio empresarial e muito mais sobre esta região do Noroeste português.
Newsletter
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu e-mail.
Área reservada |
Navio Hospital Gil Eannes

O Navio Gil Eannes foi construído nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo em 1955, tendo como missão apoiar a frota bacalhoreira nos mares gelados da Terra Nova e Gronelândia.

Embora a sua principal função fosse prestar assistência hospitalar a pescadores e tripulantes, o Gil Eannes foi também navio capitania, navio correio, navio rebocador e quebra-gelos, garantindo abastecimento de mantimentos, redes, isco e combustível aos navios da pesca do bacalhau.

É uma preciosa memória viva do passado marítimo e símbolo da notável tradição de qualidade da construção naval de Viana do Castelo, sendo igualmente, uma venerável relíquia da frota oceânica portuguesa do século XX de que é o único exemplar ainda existente.

O navio está ancorado na antiga doca do porto de mar, junto ao centro histórico da cidade.

A visita a este espaço transformado em museu permite “passear” pelos antigos espaços recuperados do navio: a ponte de comando, a cozinha, a padaria, alguns camarotes, a barbearia, a casa das máquinas, o consultório médico, a sala de tratamentos, o gabinete de radiologia, o bloco operatório, a enfermaria de oficiais e ainda usufruir de uma pequena experiência de navegação. Um simulador possibilita navegar no rio Lima subindo até à Ponte Eiffel e praticar a entrada na doca de pesca. Integra, ainda, uma oferta de alojamento original, uma Pousada da Juventude flutuante, com sessenta camas.


FundaçãoGil Eannes
Navio Gil Eannes - Doca Comercial
4900-321 Viana do Castelo
T (+351) 258 809 710
F (+351) 258 809 719
S www.fundacaogileannes.pt
E geral@fundacaogileannes.pt
GPS 41º41'25''N  8º49'49''W