Quarta-feira 24 de Maio, 2017
pesquisa
#
#
Seja bem-vindo
Fique a conhecer melhor o Alto Minho e os dez concelhos que compõem este espaço territorial: Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte do Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira. Veja ainda as notícias, curiosidades, rotas turísticas, guias, informação de apoio empresarial e muito mais sobre esta região do Noroeste português.
Newsletter
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu e-mail.
Área reservada |
Praias Marítimas e Fluviais

O Alto Minho, com a sua costa atlântica, de Caminha a Viana do Castelo, oferece uma enorme variedade de praias de areia branca que são cada vez mais procuradas, quer para momentos de lazer e descontração, quer para atividades como o surf, bodyboard e windsurf.

Também os rios Minho e Lima e seus afluentes proporcionam a prática de desportos náuticos como o jet-ski, a vela, o remo, o rafting, a canoagem, ou simplesmente um passeio de barco até às imensas ilhas localizadas em pleno leito dos rios.

Praias Marítimas
Praias de Caminha
As praias refletidas de brancura e luminosidade são a imagem de marca de Caminha e, obviamente, um fator extraordinário de atração turística. A praia de Moledo é um local de grande afluência durante os meses de verão, procurada por gentes oriundas de todo o país, atrativa pela sua beleza ímpar e pelas qualidades terapêuticas atribuídas à grande quantidade de iodo ali existente.
Próximo da foz do Âncora, abrigada pela Mata com o mesmo nome, encontra-se a praia da Gelfa, muito popular entre os surfistas. Ainda, a praia de Vila Praia de Âncora oferece todas as condições para gozar a época balnear em pleno.

Praias de Viana do Castelo
A orla costeira do concelho de Viana do Castelo é um contínuo de praias de rara beleza natural e de reconhecida qualidade ambiental. Ao longo de 26 quilómetros pode-se usufruir de ambientes tranquilos e extensos areais, áreas rochosas recheadas de História e de Vida, proporcionadas por ambientes naturais ímpares e uma excelente qualidade da água. Por entre locais vocacionados para a contemplação e uso balnear, sobressaem praias muito procuradas para a prática desportiva. Entre as 8 praias de Bandeira Azul e 2 praias Douradas, o Surf e o Bodyboard reinam nas praias de Afife, Arda, Cabedelo e Rodanho. A praia do Cabedelo é também uma das mais famosas entre os amantes do Windsurf e Kitsurf.

Praias Fluviais
Praia Fluvial do Taboão – Paredes de Coura
É um dos maiores ex-libris de Paredes de Coura, sendo parte integrante de qualquer roteiro turístico que tenha este concelho por destino.
Praia envolta num magnífico cenário natural, oferece aos seus visitantes um extenso manto de relva, rodeado de sombras ao longo das margens do rio Coura. Durante o verão, a praia enche-se de banhistas, sobretudo na época do festival de música que anualmente decorre em Paredes de Coura.

Praia Fluvial da Lenta – Vila Nova de Cerveira
A praia fluvial da Lenta fica na freguesia de Lovelhe, em Vila Nova de Cerveira. A escassos minutos do Aquamuseu e banhada pelo rio Minho, é uma praia vigiada que oferece um leque variado de oportunidades de recreio e lazer, estando dotada de bons acessos e equipamentos de apoio. Neste local é possível ainda desfrutar de longas caminhadas em contacto com a natureza através do percurso pedestre interpretativo da Ribeira Minho.

Praia Fluvial de Ponte da Barca
A praia fluvial de Ponte da Barca, de frente para o rio Lima, oferece a possibilidade de comunhão com a natureza. O rio e as suas margens são um espaço propício a várias atividades desportivas. Tem bons acessos, equipamentos de apoio e nadador-salvador, que garantem uma experiência segura e agradável. A circundá-la, na praia ou mesmo na estrada, há uma série de restaurantes.

Praia Fluvial da Valeta – Arcos de Valdevez
Situada dentro do perímetro urbano da sede do concelho, esta zona balnear é muito procurada como espaço de lazer e recreio.

Praia Fluvial da Argaçosa – Viana do Castelo
É uma praia harmoniosamente localizada na zona urbana da cidade de Viana do Castelo, a 5 minutos (a pé) do centro histórico, na margem direita da foz do rio Lima, junto à Ponte Eiffel e à marina.
A praia está integrada no Parque da Cidade oferecendo boas condições e estruturas de apoio ao visitante: bar com esplanada aberto todo o ano, parque de merendas com uma extensa área de arvoredo, relva e sombras, parque infantil, zonas de estacionamento, sanitários de apoio e circuito de manutenção. Na proximidade existem espaços alternativos para usufruir, uma visita às exposições no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (www.cmia-viana-castelo.pt), um passeio na ciclovia ou a pratica de vela, remo e canoagem no Lima.

Praia Foz do Minho – Caminha
A praia da Foz do Minho é banhada pelo rio Minho. Nesta praia de água doce, os amantes dos desportos náuticos podem praticar ski, canoagem, remo e fazer passeios de gaivota ou de barco de recreio. Na sua envolvente há ainda um parque infantil, uma ecovia, a Mata Nacional do Camarido, um parque de campismo e bares de apoio.