Domingo 24 de Junho, 2018
pesquisa
#
#
Newsletter
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu e-mail.
Área reservada |
Franchising

O Franchising é um modelo empresarial em parceria, através do qual uma empresa com um formato de negócio já experimentado concede a terceiros o direito de explorar os seus produtos ou serviços, de usar a sua marca comercial e ainda de implementar os seus métodos de gestão, recebendo contrapartidas financeiras.

Apesar das vantagens de um sistema de negócio em franchising, apontam-se-lhe alguns aspectos menos positivos, nomeadamente as exigências de investimento. Além dos encargos fixos envolvidos na manutenção e desenvolvimento do negócio, como verbas de Direito de Entrada, royalties sobre a facturação e taxas publicitárias praticadas em alguns casos, poderão existir outros custos a considerar, como a aquisição de produtos ou serviços ao franchisador ou a aquisição ou aluguer do ponto de venda e dos respectivos equipamentos.

O site da Associação Portuguesa de Franchise é uma boa fonte de informação sobre este modelo empresarial, disponibilizando inclusive uma tradução do Código de Deontologia Europeu.