Segunda-feira 11 de Dezembro, 2017
pesquisa
#
#
Seja bem-vindo
Fique a conhecer melhor o Alto Minho e os dez concelhos que compõem este espaço territorial: Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte do Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira. Veja ainda as notícias, curiosidades, rotas turísticas, guias, informação de apoio empresarial e muito mais sobre esta região do Noroeste português.
Newsletter
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu e-mail.
Área reservada |
Cooperação Empresarial

A cooperação empresarial consiste no estabelecimento de alianças e parcerias entre duas ou mais empresas com vista a obterem ganhos tanto a nível financeiro como operacional. A cooperação poderá ser um meio para:

- Concretizar estratégias de internacionalização;
- Obter sinergias a nível operacional e financeiro, maior competitividade e poder negocial no mercado e ainda partilhar riscos;
- Avançar para oportunidades de negócio, para as quais, isoladamente, não teriam capacidade de resposta.
 
A cooperação é entendida, tanto a nível nacional como da União Europeia, como um importante meio para potenciar a competitividade das Pequenas e Médias Empresas (PME). Existem programas de apoios e serviços que visam proporcionar apoio financeiro e informações úteis sobre oportunidades de negócio ou possíveis parceiros às PME.

A Rede EuroInfoCentre é um exemplo de serviço criado pela Comissão Europeia, no sentido de proporcionar às PME informação comunitária sobre os serviços disponíveis para a promoção da cooperação empresarial.

A nível nacional poderá obter informações sobre programas de apoio à cooperação empresarial através de organismos como o IAPMEI ou a AICEP.