Segunda-feira 21 de Agosto, 2017
pesquisa
#
#
Seja bem-vindo
Fique a conhecer melhor o Alto Minho e os dez concelhos que compõem este espaço territorial: Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte do Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira. Veja ainda as notícias, curiosidades, rotas turísticas, guias, informação de apoio empresarial e muito mais sobre esta região do Noroeste português.
Newsletter
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu e-mail.
Área reservada |
Instituições de ensino superior de proximidade de referência

- O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) é a escola com maior oferta formativa na rede de ensino superior do Alto Minho. Ministra, para além de Cursos de Especialização Tecnológica (CET), cursos superiores, entre os quais, licenciaturas, pós-graduações e mestrados (vários em cooperação com universidades nacionais e estrangeiras), através das seis escolas superiores que integra. Com uma população escolar de 4.430 estudantes, o IPVC forma anualmente cerca de 680 alunos.
www.ipvc.pt

Escola Superior de Educação (Viana do Castelo) - www.ipvc.pt/escola-educacao
Escola Superior Agrária (Ponte de Lima) - www.ipvc.pt/escola-agraria
Escola Superior de Tecnologia e Gestão (Viana do Castelo) - www.ipvc.pt/escola-tecnologia-gestao
Escola Superior de Ciências Empresariais (Valença) - www.ipvc.pt/escola-ciencias-empresariais
Escola Superior de Saúde (Viana do Castelo) - www.ipvc.pt/escola-saude
Escola Superior de Desporto e Lazer (Melgaço) - www.ipvc.pt/escola-desporto-lazer

Sabia que…
... O IPVC desenvolve também ações nos domínios da investigação e desenvolvimento, prestação de serviços à comunidade, constituição de parcerias nacionais e internacionais e outras ações de índole cultural. A criação da Oficina de Transferência de Tecnologia, Inovação e Conhecimento é a face mais visível do enorme esforço que o IPVC se encontra a desenvolver na aproximação às empresas e à comunidade em geral. São já diversos os projetos desenvolvidos por esta oficina, nacionais e internacionais, na área agroalimentar, e-learning, fibra ótica ou de inovação para o comércio tradicional, bem como na área dos Sistemas de informação Geográficos, Tecnologias de Informação e Comunicação, materiais cerâmicos, fomento de inovação para as PME, entre outros. De referir que em áreas como as redes de fibra ótica ou Sistemas de Informação Geográficos, o IPVC tem assumido um papel de liderança tecnológica, conseguindo, por exemplo, criar a primeira rede de fibra ótica numa cidade portuguesa para fins não comerciais e o mais potente Sistema de Informação Geográficos transfronteiriço entre Portugal e Espanha.

... O IPVC é o único politécnico, a nível nacional, a possuir a certificação do seu Sistema de Gestão e Garantia da Qualidade (GGQ), atribuída pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). Esta certificação, para além do reconhecimento da qualidade do IPVC, permite o reforço da autonomia da instituição na criação e avaliação de cursos.

 

- Uma unidade da Universidade Fernando Pessoa, em Ponte de Lima, que conta com duas áreas de formação distintas, vocacionadas para a área empresarial e para as ciências da saúde.
www.ufp.pt


- A Escola Superior Gallaecia (ESG), em Vila Nova de Cerveira, um estabelecimentos de ensino universitário de carácter transfronteiriço, cujo corpo docente e estudantil tem uma larga representatividade da comunidade galega. As suas principais características são o ensino personalizado e a estreita relação existente entre o património, o ambiente e as artes, nas licenciaturas ministradas, tendo em atenção constante, a integração do homem no meio. É das poucas instituições universitárias integradas no meio rural, possibilitando aos seus estudantes intervirem em equipamentos (Design), em estruturas (Arquitetura) e em paisagens (Ecologia e Paisagismo) em contextos não urbanos.
www.esg.pt