Quarta-feira 28 de Junho, 2017
pesquisa
#
#
Seja bem-vindo
Fique a conhecer melhor o Alto Minho e os dez concelhos que compõem este espaço territorial: Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte do Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira. Veja ainda as notícias, curiosidades, rotas turísticas, guias, informação de apoio empresarial e muito mais sobre esta região do Noroeste português.
Newsletter
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu e-mail.
Área reservada |
Informações Turísticas

Clima
Alto Minho
Influenciado pelo relevo, latitude e proximidade do mar, o clima do Alto Minho é temperado, com invernos suaves e verões quentes. A temperatura média ao longo do ano varia entre os 8ºC de mínima e os 23ºC de máxima. A água do mar varia entre os 15ºC de inverno e os 18ºC de verão.

Transportes
Transportes aéreos
Porto - Aeroporto Dr. Francisco Sá Carneiro - Tel (+22) 9432 400
Vigo - Aeroporto de Vigo - Tel (+34) 91 321 10 00/ 902 404 704

A ANA - Aeroportos de Portugal, SA regula o funcionamento dos aeroportos em Portugal, e disponibiliza informações sobre partidas e chegadas em www.ana.pt

As diversas companhias aéreas portuguesas efectuam ligações regulares de âmbito nacional e internacional.

TAP - Air Portugal (www.tap.pt) - a companhia de "bandeira" voa regularmente para mais de 50 destinos internacionais e assegura voos domésticos.

PORTUGÁLIA (www.pga.pt) - mantém voos regulares domésticos e ligações com diversos destinos internacionais.

SATA (www.sata.pt) - voos regulares entre todas as ilhas dos Açores, e dos Açores para a Madeira e Portugal continental. A SATA efectua ainda voos regulares para alguns aeroportos internacionais

ATA - Aerocondor Transportes Aéreos (www.aerocondor.com) - efectua voos regulares domésticos, e voos charter internacionais

Transportes ferroviários
A CP - Caminhos de Ferro Portugueses (www.cp.pt), disponibiliza uma vasta rede de comboios que cobre todo o território continental português, assegurando também ligações internacionais para Vigo, Madrid e Paris.

Existem várias opções, para corresponder as necessidades de cada um:
- os comboios de topo de gama "Alfa Pendular", são a ligação mais rápida e mais confortável entre Lisboa e o Algarve, e para o Norte do país, com o Porto, Braga ou Guimarães parando em Coimbra e Aveiro.
- o serviço "Intercidades" oferece ligações nos eixos Lisboa-Porto-Braga, Lisboa-Guarda, Lisboa-Covilhã, Lisboa-Alentejo e Lisboa-Algarve.
- o Sud-Express e o comboio-hotel Lusitânia asseguram a ligação internacional com partida de Lisboa e do Porto.
- uma vasta rede de comboios regionais, inter-regionais e suburbanos que asseguram uma vasta cobertura de todo o território nacional.

Bilhetes turísticos - são a opção ideal para quem viajar muito de comboio. São bilhetes nominativos, pessoais e intransmissíveis, válidos por um número ilimitado de viagens dentro de um período de 7, 14 ou 21 dias consecutivos e em qualquer época do ano, para qualquer categoria e classe de comboio.

Transportes rodoviários

ESTRADAS
Portugal possui uma boa rede viária composta de Autoestradas (AE), Itinerários Principais (IP), Itinerários Complementares (IC), Estradas nacionais (EN) e Estradas Municipais.
Todas as autoestradas estão assinaladas com símbolo próprio e equipadas com portagens, cujos preços pode consultar em www.brisa.pt ou em www.aeatlantico.pt

Em caso de avaria ou acidente na autoestrada poderá pedir ajuda através de Tel: 808 508 508

As portagens dispõem de uma Via Verde - um inovador sistema de teleportagem que permite fazer o pagamento por débito bancário, e que se destina apenas aos possuidores de um identificador de via verde, previamente adquirido na Brisa.

AUTOCARROS
Serviços regulares de autocarros ligam todas as cidades, vilas e principais localidades de Portugal.
Para informações detalhadas sobre percursos, horários e preços não deixe de consultar a Rede Nacional de Expressos em www.rede-expressos.pt

TÁXIS
Os táxis são normalmente de cor beige-marfim, embora continuem a circular alguns veículos pretos com os tejadilhos verdes, as cores tradicionais dos táxis em Portugal.

O preço é indicado no taxímetro, e as tarifas estão afixadas no interior do automóvel ou podem ser solicitadas ao motorista.
A chamada de um táxi através do telefone implica o pagamento de uma taxa de 0,75 Euros, e o transporte de bagagem no porta bagagens, implica um montante adicional de 1,50 Euros, independentemente do número de volumes e do peso. O transporte de berços, carrinhos de bébé e cadeiras de rodas, ou meios auxiliares de locomoção é gratuito.
Fora das localidades o transporte em táxi é pago ao quilómetro, sendo o valor previamente acordado entre o motorista e o passageiro. As portagens de ida e retorno, caso existam, são pagas pelo cliente.
A gorjeta é voluntária, sendo usual um valor de cerca de 5 a 10% ou o arredondamento do valor a pagar.

Circulação
Em Portugal o trânsito processa-se pelo lado direito. Nas praças, cruzamentos e entroncamentos, salvo sinalização em contrário, têm prioridade os veículos que se apresentam pela direita. Nos cruzamentos com rotundas, têm prioridade os veículos que já se encontram a circular no interior.
Os sinais de trânsito obedecem às normas internacionais.

Documentos obrigatórios:
- Documento de identificação pessoal
- Título de condução
- Certificado de seguro
- Título de registo de propriedade do veículo ou documento equivalente
- Documento de identificação do veículo (livrete) ou documentos equivalentes

As multas devem ser pagas no local.

Limites máximos de velocidade para os automóveis ligeiros sem reboque e motociclos:
50 km/hora - dentro das localidades
90 km/hora - nas vias normais
100 km/hora - nas vias reservadas a automóveis
120 km/hora - nas auto-estradas.

Taxa de alcoolémia igual ou superior a 0,5 gramas / litro, implica proibição de conduzir.

O uso do cinto de segurança é sempre obrigatório.

O Código de Estrada proíbe a utilização de telemóveis durante a condução de veículos, excepto se forem usados dispositivos de alta voz ou o auricular.

Informações mais detalhadas estão disponíveis no site da Direcção Geral de Viação em www.dgv.pt.

Feriados
Feriados Nacionais
Dia de Ano Novo- 1 de Janeiro
Dia da Liberdade - 25 de Abril
Dia do Trabalhador - 1 de Maio
Dia de Portugal - 10 de Junho
Assunção de Nossa Senhora - 15 de Agosto
Implantação da República - 5 de Outubro
Dia de Todos-os-Santos - 1 de Novembro
Restauração da Independência - 1 de Dezembro
Imaculada Conceição - 8 de Dezembro
Natal - 25 de Dezembro

Feriados Nacionais em data móvel
Sexta-feira Santa
Dia do Corpo de Deus

Aluguer de automóveis
Nos aeroportos, nas estações terminais de transportes internacionais de caminhos-de-ferro, e nas principais localidades, existem serviços de aluguer de automóveis sem condutor.
Para os condutores com dificuldades de locomoção, ou que o preferirem, é possível o aluguer de veículos com caixa automática ou adaptados.
Para o aluguer de viaturas é necessário:
- ter entre 21 e 25 anos, consoante as condições de aluguer de cada empresa;
- apresentar uma identificação (bilhete de identidade para os cidadãos da U.E. ou passaporte válido para as outras nacionalidades);
- carta de condução válida há mais de um ano.

Bancos
Os Bancos estão abertos ao público entre as 8h30 e as 15h, nos cinco dias úteis da semana.
Existe uma rede nacional de ATMs , identificada por MB (Multibanco), que permite o levantamento de numerário, 24 horas por dia.

Correios
Na generalidade, as Estações de Correio encontram-se abertas de 2ª a 6ª feira, das 9h às 18h. As estações centrais e dos aeroportos têm horários mais alargados, podendo estar abertas aos sábados e em alguns casos também aos domingos.
Os selos vendem-se nas Estações de Correio e nas máquinas existentes nas ruas.
Muitas Estações de Correio disponibilizam o serviço Netpost que mediante pagamento, permite o acesso ao email pessoal e à internet..
Poderá obter informações mais pormenorizadas sobre horários e serviços disponíveis em cada Estação em www.ctt.pt

Farmácias
Na generalidade, as Farmácias estão abertas ao público nos dias úteis entre as 9h e as 19h (algumas encerram para almoço entre as 13h e as 15h), e aos sábados das 9h às 13h, encontrando-se assinaladas por uma cruz verde iluminada, quando de serviço durante a noite
Todas têm afixada na porta informação acerca das Farmácias que se encontram abertas à noite e estão mais próximas.

Lojas
Tradicionalmente as Lojas funcionam de 2ª a 6ª feira, abrindo as suas portas entre as 9h e as 10h, e encerram às 19h. Algumas fazem uma pausa à hora de almoço, das 13h ás 15h. Aos sábados, de janeiro a novembro, o comércio encerra na generalidade às 13h, embora algumas lojas situadas no centro das cidades se mantenham abertas durante a tarde.
No mês de dezembro, para facilitar as compras de Natal, o comércio funciona ao sábado à tarde, e em alguns casos também ao domingo.
Os numerosos Centros Comerciais, que existem dentro e fora das cidades, possuem um horário de funcionamento mais alargado - habitualmente das 10h às 24h, todos os dias da semana. Aqui, encontram-se lojas das principais marcas internacionais, mas o comércio mais tradicional, com produtos portugueses, está espalhado pelas ruas das localidades, sobretudo nos bairros antigos.

Dinheiro
Moeda
Portugal faz parte do grupo de 12 países da União Europeia, em que o Euro é a moeda oficial e comum a todos.
1 Euro divide-se em 100 Cêntimos. Para as novas moedas definiram-se oito valores faciais: 1, 2, 5, 10, 20 e 50 Cêntimos e 1 e 2 Euros. As notas distinguem-se pela sua dimensão e cor e têm os seguintes valores: 5, 10, 20, 50, 100, 200 e 500 Euros.
As moedas têm numa das faces desenhos comuns (face europeia) enquanto a outra face tem um símbolo nacional, sendo que todas as moedas de Euro podem ser utilizadas em todos os países aderentes, independentemente da sua face nacional.

Câmbios
O câmbio da moeda é efectuado nos bancos, que estão abertos ao público das 08h30m às 15h00m, durante os 5 dias úteis da semana, nas casas de câmbio e máquinas automáticas (disponíveis apenas para operações de venda de divisas).

Multibanco
Existe uma rede nacional de Caixas automáticas, identificada por MB (Multibanco), que permite o levantamento de numerário, 24 horas por dia.

Cartões de crédito
Em Portugal, os cartões de crédito mais utilizados são: Visa; American Express; Diners Club; Europay/Mastercard; JCB; Maestro.
No caso de extravio ou roubo do seu cartão Visa ou Mastercard, poderá pedir ajuda através dos seguintes telefones:
- Visa: Tel 800 811 107
- Mastercard: Tel 800 811 272
- American Express: Tel 800 205 59

Saúde
Centro Hospitalar do Alto Minho (Viana do Castelo): 258 802 100 / 258 828 888 / 258 802 500
Número Nacional de Emergência: 112

Polícia
PSP- Policia de Segurança Pública: www.psp.pt
GNR- Guarda Nacional Repúblicana: www.gnr.pt

Informação Turística
Em Portugal contacte: 808 781 212

Outros Serviços
Número Nacional de Protecção à Floresta: 117
SEF-Serviço de Estrangeiros e Fronteira: 808 202 653 - www.sef.pt