Sexta-feira 20 de Outubro, 2017
pesquisa
#
#
Seja bem-vindo
Fique a conhecer melhor o Alto Minho e os dez concelhos que compõem este espaço territorial: Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte do Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira. Veja ainda as notícias, curiosidades, rotas turísticas, guias, informação de apoio empresarial e muito mais sobre esta região do Noroeste português.
Newsletter
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu e-mail.
Área reservada |
De infraestruturas chave de transportes e comunicações

Aeroportos Internacionais

- O Aeroporto Francisco Sá Carneiro (Porto), integrado na rede transeuropeia dos principais aeroportos europeus, possui 35 ligações frequentes, de apenas uma escala, aos principais centros turísticos e de negócios dos continentes europeu (Paris, Londres, Frankfurt, Madrid, Barcelona, Genebra, Roma, Milão, Bruxelas, etc.), americano (Nova Iorque, Rio de Janeiro, São Paulo, Caracas) e africano (Angola, Cabo Verde). Em 2011 foi distinguido, pelo sexto ano consecutivo, pela ACI - Airports Council International, como um dos três melhores aeroportos europeus, e em 2012 um novo recorde ao nível de passageiros transportados: 6.051.048 passageiros, mais 0,8% face ao ano transato.

- O Aeroporto de Vigo (Galiza-Espanha), com ligações regulares para Madrid, Barcelona, Valência, Bilbao, Gran Canaria, Tenerife e Lanzarote, em Espanha; Paris (França) e Londres (Reino Unido).


Portos de Mar

- O porto de Viana do Castelo, com funções de porto comercial (carga), recreio, pesca e industrial;

- O porto de Leixões (Porto), integrado na rede transeuropeia dos principais portos europeus, possuindo ainda uma estação de passageiros e um novo terminal de cruzeiros;

- E o porto de Vigo (Galiza-Espanha), que, além de outras valências, constitui um dos mais importantes portos de pesca do mundo.


Rede Viária

A moderna e eficaz rede rodoviária da região garante, em segurança e em excelentes condições, acessibilidade interna e externa ao território regional, colocando o Alto Minho a menos de 60 minutos de grandes centros urbanos – Porto, Braga/ Guimarães e Vigo - onde, no seu conjunto, vivem mais de 3 milhões de pessoas. As principais ligações rodoviárias são asseguradas através:

- Da A3, o eixo viário que liga o Porto e Braga/Guimarães à Galiza (Espanha), através da fronteira de Valença, aquela que, ao nível nacional, evidencia uma maior intensidade de tráfego (tráfego médio diário de cerca de 14.782 veículos ligeiros e 1.914 pesados);

- Da A27, que se desenvolve ao longo do rio Lima, assegurando a acessibilidade ao interior;

- Da A28, que faz a ligação Norte-Sul, próximo da faixa litoral.


Rede de Fibra Ótica

Uma rede de fibra ótica de última geração, que liga em anel todas as sedes de concelho do Alto Minho, os principais edifícios públicos e os parques empresariais, com uma capacidade de 100 Mbps simétricos, possibilitando os chamados serviços “triple play” (internet, voz, dados, televisão de alta definição, etc.) e aberta a todos os operadores.