Domingo 22 de Outubro, 2017
pesquisa
#
#
Seja bem-vindo
Fique a conhecer melhor o Alto Minho e os dez concelhos que compõem este espaço territorial: Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte do Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira. Veja ainda as notícias, curiosidades, rotas turísticas, guias, informação de apoio empresarial e muito mais sobre esta região do Noroeste português.
Newsletter
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu e-mail.
Área reservada |
Geminações

Charlette-Sur-Loing (França): protocolo de 20 de Novembro de 1998

Charlette-Sur-Loing é uma pequena cidade da região de Loiret, em França, que integra uma significativa colónia de emigrantes portugueses, maioritariamente minhotos e entre eles, muitos limianos.

Vandoeuvre (França): protocolo de 26 de Maio de 1989

Vandoeuvre fica situada no vale de Moselle, nas imediações de Nancy. A sua origem perde-se nos tempos e a sua história está documentada em inúmeros testemunhos de todas as épocas da história de França.
Actualmente, é um dos dezoito concelhos do distrito urbano de Nancy, com cerca de 32 mil habitantes e com um elevado nível de qualidade de vida, integrando um pólo cultural e tecnológico de grande prestígio.

Xinzo de Límia (Espanha): protocolo de 16 de Abril de 1984

Xinzo de Limia é um concelho galego, com estreitos laços de ligação com a vila de Ponte de Lima. Está localizado na província de Ourense, abrangendo uma superfície de 132,28 km2, distribuída por vinte freguesias. Durante o período de ocupação romana, a região onde se encontra o actual concelho estava ocupada pelos "límicos", sendo que a norte do mesmo se podem ainda encontrar vestígios da via XVIII que unia Braga a Astorga.
Dada a sua situação fronteiriça, estas terras sofreram várias invasões levadas a cabo pelo rei português D. Afonso Henriques, tendo sido recuperadas por Fernando II, passando a constituir um condado. A grande maioria das freguesias que actualmente fazem parte do concelho pertenciam no passado à jurisdição de Xinzo de Limia, estando então sob o domínio do senhorio do Conde de Monterrei. As restantes freguesias dependiam das jurisdições de Torre da Portela, de Porqueira, de Novás e Mosteiro e de Xunqueira de Ambía, sendo que apenas em 1927, o concelho de Xinzo de Límia é definido com os seus limites actuais.