Terça-feira 12 de Dezembro, 2017
pesquisa
#
#
Seja bem-vindo
Fique a conhecer melhor o Alto Minho e os dez concelhos que compõem este espaço territorial: Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte do Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira. Veja ainda as notícias, curiosidades, rotas turísticas, guias, informação de apoio empresarial e muito mais sobre esta região do Noroeste português.
Newsletter
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu e-mail.
Área reservada |
Geminação

Vila Nova de Cerveira - Chagny-en-Bourgogne

Depois de alguns anos de contactos, o município de Vila Nova de Cerveira geminou-se com Chagny-en-Bourgogne em Junho de 1999 numa cerimónia realizada naquela cidade francesa com a presença de uma comitiva de cerveirenses chefiada pelo presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira.

Sensivelmente um ano depois, a cerimónia realizou-se em Vila Nova de Cerveira numa cerimónia simbólica marcada pela plantação de um carvalho (chagny em francês) no largo fronteiro aos Paços do Concelho. A partir daqui, desenvolveram-se vários contactos e intercâmbios de âmbito cultural e desportivo.

A ideia de estreitar os laços entre as duas localidades surgiu em 1997 numa deslocação a Chagny de uma equipa de futebol de veteranos cerveirense, fortalecendo–se com a descoberta de pontos comuns como as cores dos dois municípios (verde e amarelo), a presença do rio na vida das comunidades e uma acentuada actividade cultural comum.

A circunstância do vereador do desporto de Chagny, senhor Garnier, ser casado com uma cerveirense deu força à ideia e os contactos intensificaram-se para corporizar uma união fraterna que, nos últimos anos, tem possibilitado um incremento de relações desportivas e culturais entre as duas comunidades.