Terça-feira 12 de Dezembro, 2017
pesquisa
#
#
Seja bem-vindo
Fique a conhecer melhor o Alto Minho e os dez concelhos que compõem este espaço territorial: Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte do Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira. Veja ainda as notícias, curiosidades, rotas turísticas, guias, informação de apoio empresarial e muito mais sobre esta região do Noroeste português.
Newsletter
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu e-mail.
Área reservada |
Economia

Inscrita como potencialidade, a que não é alheio o facto de em Vila Nova de Cerveira ter prosperado, nos últimos 20 anos, uma dinâmica de instalação industrial que tem por sua génese a vontade do Município em promover o desenvolvimento de alternativas de criação de riqueza e emprego a um sector primário débil e em franca regressão, a verdade é que o processo de industrialização e o sucesso das zonas industriais criadas nas décadas de 80 e 90 do século XX, se confundem e abrangem o que de mais relevante se tem verificado neste concelho, em termos empresariais. Deste modo, não podia deixar de ser objeto de reflexão mais pormenorizada a perspetivação da atual situação dos espaços de acolhimento industrial, bem como o que deles se espera para que o desenvolvimento social e económico do concelho, nos próximos anos se possa conseguir, eventualmente, a ritmos mais satisfatórios.
Por outro lado, o Turismo, nas suas várias vertentes e enquanto, sobretudo, objetivo estratégico a prosseguir para o modelo de desenvolvimento económico local, é sistematicamente apontado como uma mais-valia que o concelho deve potenciar.

Parques Industriais

  • Zona Industrial - Polo I
  • Zona Industrial - Polo II
  • Parque Industrial do Fulão

CAE
O Centro de Apoio às Empresas (CAE) é uma iniciativa do Município de Vila Nova de Cerveira e visa apoiar, orientar, informar, acompanhar e promover o tecido económico do município, possibilitando ainda uma melhoria da eficácia de resposta aos processos em curso nos serviços municipais.

Situado no Parque Empresarial de Cerveira, o Centro de Apoio às Empresas tem como principais objetivos e missões:
1. Captar novos investimentos para o concelho;
2. Agilizar procedimentos internos;
3. Encaminhar informações úteis;
4. Desenvolver parcerias que potenciem a atividade económica;
5. Divulgar processos de candidatura a fundos estruturais de apoio (quer sejam de origem comunitária, nacional ou outros incentivos empresariais);
6. Apoiar o empreendedorismo, incentivando a criação de empresas e o desenvolvimento sustentado das existentes na área do município.

Serviços
No Centro de Apoio às Empresas são disponibilizados serviços de valor acrescentado a empresas, instituições e investidores instalados e/ou a instalar no concelho. Constituindo a dinamização do tecido empresarial cada vez mais um imperativo para o desenvolvimento sustentado local, o Centro de Apoio às Empresas visa estimular iniciativas empresariais e de investimento, dispondo de uma rede de contactos e de um conjunto de serviços prestados pelos seguintes gabinetes e/ou entidades:
- GAPI – Gabinete de Apoio e Promoção do Investimento
- GIP – Gabinete de Inserção Profissional
- CEVAL – Conselho Empresarial dos Vales do Lima e Minho
- ADSL – Associação de Desenvolvimento Social e Local de Vila Nova de Cerveira
- AEVC – Associação Empresarial de Viana do Castelo

Espaços disponibilizados
O Centro de Apoio às Empresas gere ainda um conjunto de espaços físicos e equipamentos destinados prioritariamente ao desenvolvimento de atividades de apoio às empresas, nomeadamente de carácter formativo e de reforço da dinâmica empresarial. Para o efeito dispõe de um Auditório para realização de seminários, workshops, eventos públicos e empresariais e salas de formação.
Com o objetivo de definir as condições de utilização dos referidos espaços, tendo por base os objetivos a atingir e os princípios de liberdade e não discriminação nas condições de acesso às instalações em causa, o Centro de Apoio às Empresas dispõe de um Regulamento de Utilização de Espaços, cuja consulta se recomenda.

Auditório: 
Capacidade: 200 pessoas
Equipamentos disponíveis: som, videoprojector, wi-fi e ar condicionado

Salas de Formação:
Nº de Salas: 3

Capacidade: 15 a 20 pessoas

Equipamentos: mesas e cadeiras adequadas a formação, workshops e reuniões de grupo, quadro, aquecimento e wi-fi

Informação Adicional
O dinamismo das empresas instaladas na Zona Industrial de Cerveira afigura-se de vital importância para o concelho, sendo que o Gabinete de Inserção Profissional (GIP) promove o atendimento no Centro de Apoio às Empresas, instalado no Pólo II da Zona Industrial de Cerveira, conjuntamente com o serviço disponibilizado no Centro Coordenador de Transportes, na freguesia de Vila Nova de Cerveira. O atendimento de utentes mais desfavorecidos no acesso ao mercado de trabalho e com baixa escolaridade apresenta-se, também, como uma prioridade do município, apostando no atendimento integrado do GIP no Gabinete de Ação Social deste Serviço, no Centro Coordenador de Transportes, freguesia de Vila Nova de Cerveira.