Sexta-feira 20 de Outubro, 2017
pesquisa
#
#
Seja bem-vindo
Fique a conhecer melhor o Alto Minho e os dez concelhos que compõem este espaço territorial: Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte do Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira. Veja ainda as notícias, curiosidades, rotas turísticas, guias, informação de apoio empresarial e muito mais sobre esta região do Noroeste português.
Newsletter
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu e-mail.
Área reservada |
Geminações

Cenon e Coura 

Cenon é um município intensamente urbano que se situa a 4km do centro de Bordéus, em França, onde actualmente vivem cerca de dois mil portugueses. Apesar das diferenças flagrantes entre Cenon (área total: 5,8km2 – 23 mil habitantes) e Coura (área total 138 km2 – 9.500 habitantes) são muitos os courenses que habitam na cidade francesa.

Cenon é um município extremamente urbano e conta com habitantes de 50 nacionalidades diferentes. Mas nem sempre foi assim. Em meados do século XIX, Bordéus roubou ao seu vizinho o bairro altamente industrializado, reduzindo Cenon em área e em actividades económicosociais: de comuna mista regrediu a meramente agrícola. Cenon tem a memória de rica comuna agrícola, sobretudo de vinhedos, que se perdeu com a intensa urbanização. Coura tem a nostalgia do tempo em que era qualificada de “Celeiro do Minho”, varrido pela insustentabilidade da agricultura de subsistência e pela fuga desenfreada dos campos. O êxodo rural e o declínio da principal actividade do concelho foram acelerados pela guerra colonial e, consequentemente, estimularam a debandada para França e outros países da Europa Central. Compreende-se, assim, que entre os habitantes de Cenon haja um número considerável de courenses. São estes os laços que nos unem ao município francês.

Nos dias 6 e 7 de Junho 2008 uma delegação representativa dos órgãos municipais, encabeçada pelo presidente da autarquia courense, deslocouse a Cenon, em França, a convite dos órgãos representativos da cidade girondina. O objectivo da visita foi formalizar o acto de geminação com a cidade de Cenon.

Esta visita inscreve-se no estreitamento das relações entre os dois municípios. Já há muito que havia contactos diplomáticos entre as duas partes, nomeadamente epistolares, que tiveram uma forte aceleração com a visita do presidente de Cenon e da sua comitiva em Agosto do ano passado. Autorizado pela assembleia municipal, nos termos da lei, o presidente de Coura formalizou o acto de geminação com o seu homólogo Cenonês. Agora, será tempo de aprofundar os relacionamentos, multiplicar os intercâmbios, trocar experiências, desenvolver projectos comuns.