Sábado 27 de Maio, 2017
pesquisa
#
#
Seja bem-vindo
Fique a conhecer melhor o Alto Minho e os dez concelhos que compõem este espaço territorial: Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte do Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira. Veja ainda as notícias, curiosidades, rotas turísticas, guias, informação de apoio empresarial e muito mais sobre esta região do Noroeste português.
Newsletter
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu e-mail.
Área reservada |
Geminações

O município de Monção desde inícios da década de 1990 que tem vindo a desenvolver contactos de intercâmbio cultural com algumas cidades europeias, tendo esta acção resultado em protocolos de geminação.

 

Um destes primeiros protocolos foi estabelecido em 1992, com a cidade de Tarascon-sur-Ariège. Cidade esta que possui uma importante comunidade de emigrantes portugueses, alguns dos quais monçanenses, que ajudam a estreitar os laços entre Monção e esta cidade francesa, localizada nos contrafortes dos Pirenéus.

 

Com a missão de perpetuar o intercâmbio cultural, em Abril de 1997 Monção assina um protocolo de intercâmbio com a cidade galega de Redondela. Também aí se celebra da mesma forma que em Monção o dia do Corpo de Deus, com o secular combate do Dragão e São Jorge – a Festa da Coca.

 

Mais recentemente, já no ano de 2007, Monção estabelece um terceiro protocolo de cooperação e intercâmbio cultural, com a cidade de Vigneux-sur-Seine, cidade junto a Paris, através do qual se estreitam os vínculos culturais já existentes, nomeadamente graças à comunidade emigrante lá existente, assim como se contribui para o desenvolvimento das relações sociais, desportivas, turísticas e económicas, cuja missão é o fortalecimento da integração na Europa.

 


www.mairie-tarascon.com

www.redondelaweb.com

www.mairie-vigneux-sur-seine.fr