Terça-feira 12 de Dezembro, 2017
pesquisa
#
#
Seja bem-vindo
Fique a conhecer melhor o Alto Minho e os dez concelhos que compõem este espaço territorial: Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte do Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira. Veja ainda as notícias, curiosidades, rotas turísticas, guias, informação de apoio empresarial e muito mais sobre esta região do Noroeste português.
Newsletter
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu e-mail.
Área reservada |
Festas, Feiras e Romarias

Ao longo de séculos, o concelho de Monção tem mantido vivo o culto por manifestações quer sagradas quer profanas. Sendo um concelho com tradições essencialmente religiosas, é prática de todas as freguesias organizarem anualmente romarias em honra dos seus santos padroeiros.

 

Durante as celebrações, além dos participados actos religiosos, existem momentos de animação e convívio, onde não falta o fogo-de-artifício, fanfarras, bandas de música, divertimentos diversos, e os habituais petiscos e doces tradicionais regados pelo conhecido vinho verde da região. 

 

Entre todas, que enchem de alegria os meses de verão, destaca-se a Festa em Honra à Virgem das Dores com a presença de muitos emigrantes que fazem coincidir o seu tempo de férias com a celebração desta festividade que, regra geral, acontece no terceiro fim-de-semana de agosto.

 

Também a Festa do Corpo de Deus (festas municipais) motivam um grande interesse em todo o concelho. Tal como na Idade Média, seguem em cortejo o Boi Bento, de cornos envernizados e enfeitados de flores e fitas, o Carro das Ervas, engalanado de verdura e cheio de anjinhos, S. Jorge, fulgurante cavaleiro medieval e, a Coca, monstro que simboliza o mal. Depois da procissão, S. Jorge defronta a Coca num renhido torneio, cujas peripécias entusiasmam a multidão.