Domingo 23 de Julho, 2017
pesquisa
#
#
Seja bem-vindo
Fique a conhecer melhor o Alto Minho e os dez concelhos que compõem este espaço territorial: Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte do Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira. Veja ainda as notícias, curiosidades, rotas turísticas, guias, informação de apoio empresarial e muito mais sobre esta região do Noroeste português.
Newsletter
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu e-mail.
Área reservada |
Cluster Florestal, Madeira e Mobiliário

A floresta é parte indissociável da imagem de marca do Alto Minho, constituindo as atividades relacionadas com os recursos agroflorestais uma das referências da região, com, inclusivamente, uma empresa que se situa na 6ª posição das empresas mais exportadores de Portugal em todos os setores.


Empresas de referência:

Europac Kraft Viana
Empresa líder na produção de papel, cartões ondulados e embalagens na Península Ibérica. A fábrica de Viana do Castelo é a quarta líder na Europa, a fabricar cartões ondulados. Com 305 funcionários, destaca-se pelos 160 milhões de euros de volume de negócios e pela produção anual de 310 mil toneladas. Segundo dados do INE relativos a 2009 e divulgados em Julho de 2011, ocupa a 6ª posição no ranking das maiores empresas exportadoras em Portugal, sendo ainda considerada a quinta a nível europeu na produção de kraftliner, papel destinado ao fabrico de embalagens de cartão canelado.
Gândara | Viana do Castelo
www.europac.es

Ezpeleta
Produção de mobiliário de jardim.
Zona Industrial de Cerveira, Pólo I | Vila Nova de Cerveira
www.ezpeleta.com

Melpellets, energias renováveis
Empresa de produção de pellets, um produto feito à base de desperdícios da indústria transformadora de madeira, isento de colas, aglomerados, resinas e outros contaminantes. O balanço carbónico (CO2) da combustão dos pellets é nulo, resultando por isso num produto carbon free. Os pellets de madeira têm diversas aplicações, sendo muito utilizados para o aquecimento das habitações, e no setor industrial, em padarias, estufas, piscinas municipais e indústrias que utilizam energia térmica nos seus processos.
Parque Industrial de Penso | Melgaço
www.melpellets.com

RustiCasa
Pioneira em Portugal, a RustiCasa, desde 1978, dedica-se ao desenvolvimento, produção e comercialização de vivendas unifamiliares e refúgios de fim de semana, em madeira proveniente de florestas organizadas do Norte da Europa e Açores. A preocupação ambiental, a qualidade dos materiais e uma equipa de profissionais qualificados são apenas alguns dos muitos ingredientes que têm conduzido ao êxito as suas construções e à sua liderança em toda a Península Ibérica.
Zona Industrial de Cerveira, Pólo I | Vila Nova de Cerveira
www.rusticasa.pt

Suavecel
Transformação de papel, nomeadamente papel higiénico, rolos de cozinha, lenços e guardanapos. É uma referência a nível nacional pela sua relação com os parceiros e pela busca e melhoria contínua no que se refere à expansão do seu negócio.
Zona Industrial do Neiva - 2ª Fase | Viana do Castelo
www.suavecel.pt