Quinta-feira 17 de Agosto, 2017
pesquisa
#
#
Seja bem-vindo
Fique a conhecer melhor o Alto Minho e os dez concelhos que compõem este espaço territorial: Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte do Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira. Veja ainda as notícias, curiosidades, rotas turísticas, guias, informação de apoio empresarial e muito mais sobre esta região do Noroeste português.
Newsletter
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu e-mail.
Área reservada |
Cluster Energia

O aproveitamento de recursos energéticos endógenos no Alto Minho tem uma tradição muito significativa, seja inicialmente pela utilização da biomassa, seja mais tarde pela instalação de grandes centrais hidroelétricas (Central Hidroelétrica de Ponte da Barca), e mais recentemente pelo crescimento do número e extensão dos parques eólicos.

Sabia que…

  • O Alto Minho é a sede do maior cluster nacional de fabricação de geradores de energia eólica, resultado da instalação da multinacional alemã, Enercon, uma das maiores empresas mundiais nesta área.
  • No Alto Minho situa-se também um dos maiores parques eólicos onshore da Europa, o VentoMinho, que se encontra, ainda, em 13º lugar entre os 20 maiores parques eólicos do mundo. (in Portal das Energias Renováveis - http://www.portal-energia.com). Este empreendimento é constituído por 140 aerogeradores (modelo Enercon), com uma capacidade instalada de 292 MW (megawatts), assegurando cerca de 55% do consumo de eletricidade de todo o Alto Minho.
  • Viana do Castelo possui o primeiro aerogerador a funcionar numa cidade portuguesa, que fornece eletricidade à rede, assegurando as necessidades de, aproximadamente, 10% dos habitantes da cidade. Com 78 metros de altura e 54 toneladas de peso, o aerogerador de dois megawatts representa uma poupança de 2.500 toneladas  de emissões de CO2 por ano.


Empresas de referência:

Enercon
Indústria de fabricação de componentes para aerogeradores eólicos. Líder no setor da energia eólica, esta empresa tem parcerias e vários parques eólicos em Portugal, especialmente em Viana do Castelo, onde as suas fábricas estão localizadas.
Parque Empresarial da Praia Norte
Parque Empresarial de Lanheses
Viana do Castelo
www.enercon.de

Saertex
Começou a sua produção em Viana do Castelo, em 2008, apoiada pelo cluster de energias renováveis ​​do concelho. Esta fábrica, com 2400 metros quadrados, produz materiais de fibra de vidro e tecidos que são utilizados nas pás produzidas pela Enercon.
Parque Empresarial da Praia Norte | Viana do Castelo
www.saertex.com

VentoMinho - Empreendimentos Eólicos do Vale do Minho
Consórcio que integra as empresas VentoMinho - Energias Renováveis; DST - Domingos da Silva Teixeira; Finerge, do grupo Endesa; e a EDF Energie Nouvelle, do grupo Electricité de France, que gere o Parque Eólico do Vale do Minho.