Segunda-feira 26 de Junho, 2017
pesquisa
#
#
Seja bem-vindo
Fique a conhecer melhor o Alto Minho e os dez concelhos que compõem este espaço territorial: Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte do Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira. Veja ainda as notícias, curiosidades, rotas turísticas, guias, informação de apoio empresarial e muito mais sobre esta região do Noroeste português.
Newsletter
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu e-mail.
Área reservada |
Cluster Economia do Mar

O Alto Minho tem uma forte ligação ao Mar que lhe vem do passado – a expansão marítima e os descobrimentos portugueses, a tradição da pesca do bacalhau, o comércio marítimo -, que se projeta na atualidade pelo reconhecimento do seu valor estratégico em áreas como a pesca, a conservação e transformação do pescado, a construção naval, a atividade portuária, o turismo ou a I&D.


Náutica Desportiva e de Recreio

Forte aposta no desenvolvimento da náutica de recreio e dos desportos náuticos enquanto componentes relevantes para o reposicionamento e a afirmação do Alto Minho como região atlântica de qualidade, com capacidade de atração da procura de produtos e serviços de turismo náutico, sobretudo oriunda dos mercados europeus.

Sabia que…

  • A náutica de recreio oferece um conjunto vasto de oportunidades na região, quer pelas suas excelentes condições naturais, quer pelo posicionamento geográfico do porto de Viana do Castelo. O núcleo de recreio náutico localiza-se na frente urbana da cidade, sendo constituído por duas docas situadas junto à centenária ponte Eiffel, com cerca de 500 lugares de estacionamento para embarcações até três metros de calado e 20 metros de comprimento. www.apvc.pt
  • Viana do Castelo está ligada à grande epopeia dos Descobrimentos Portugueses, através de personalidades como Gonçalo Velho, um dos primeiros navegadores do Infante D. Henrique, a quem foi confiada a colonização dos Açores; Fernão Martins (o Mourão), que chefiou uma expedição à costa africana por ordem de D. João II; Diogo Álvares (o Caramuru), cofundador da cidade de Salvador e responsável pelo início da miscigenação racial no Brasil; Pêro Campo Tourinho, fundador e primeiro capitão donatário de Porto Seguro; e João Álvares Fagundes, pioneiro da navegação no Atlântico Norte, que abriu caminho para o culto português de comer bacalhau.

Construção e Reparação Naval

Os Estaleiros Navais de Viana do Castelo são uma empresa histórica e emblemática que representa, neste setor de atividade, a mais importante unidade industrial portuguesa de dimensão média de construção e reparação naval e reconversão de embarcações. Desde a sua fundação, em 1944, que desenvolve os seus próprios projetos, o que lhe confere uma grande capacidade para projetar, construir, converter e reparar navios sofisticados e de diferentes tipos até 37.000 TDW. Desde que iniciou a sua atividade já construiu mais de 200 navios de vários tipos: batelões, rebocadores, ferry-boats, navios de pesca, carga a granel, porta-contentores, transportadores de cimento, navios tanques, LPG, transportadores de produtos químicos e vasos de guerra.
www.envc.pt

Empresas de referência:

Brunswick Marine
Lidera uma das marcas ligadas à náutica de lazer e bem-estar mais conhecidas e rentáveis a nível mundial. Zona Industrial de Cerveira - Pólo I | Vila Nova de Cerveira
www.brunswick-marine.com

Fundilusa - Fundições Portuguesas
Uma das empresas mais relevantes da Europa na fabricação de hélices de barcos. Desde que foi criada, em 1989, nunca parou de crescer: as suas hélices velejam agora por todo o mundo. Com uma capacidade anual de 900 hélices, lâminas de 1.800 e 250 pólos, bonés, capas e outros componentes, a empresa conseguiu estabelecer-se como um líder na indústria naval, com um amplo tipo de soluções.
Zona Industrial de Cerveira, Pólo I | Vila Nova de Cerveira
www.fundilusa.com

Iates Cervigon
Empresa especializada na construção de iates em fibra de carbono.
Zona Industrial de Formariz |Paredes de Coura

Navalethes
Construção de embarcações não metálicas, exceto de recreio e desporto.
Parque Empresarial da Praia Norte | Viana do Castelo

RADA
Empresa que se dedica à construção de embarcações de recreio e desporto.
Zona Industrial da Lagoa | Monção

Starfisher - Estaleiros do Atlântico
Indústria de fabricação e reparação de diversos tipos de embarcações, seguindo os mais altos padrões da indústria naval de recreio.
Zona Industrial de Cerveira, Pólo II | Vila Nova de Cerveira
www.estaleirosatlantico.pai.pt


Porto de Mar de Viana do Castelo

Constitui-se como um importante instrumento estratégico do desenvolvimento regional, estando dotado de excelentes infraestruturas para satisfazer as condições necessárias ao exercício de atividades relacionadas com o comércio, a construção e reparação naval, a pesca e o recreio náutico.
Na margem sul do rio localiza-se o porto comercial, que opera 24 horas por dia. Possui capacidade para a movimentação de mais de 900 000 toneladas de carga por ano, recebendo navios até 180 metros de comprimento e até 8 metros de calado. Dotado de um acesso relativamente fácil, é considerado um porto moderno, bem equipado, movimentando carga geral fracionada (alumínio, aço, madeira em paletes, etc.), granéis sólidos (cimento, fertilizantes, caulino, etc.), granéis líquidos (asfalto) e carga roll-on/roll-off.
O porto industrial, localizado na margem direita do rio Lima, integra duas unidades industriais de grande relevância regional e nacional: os Estaleiros Navais de Viana do Castelo e a ENERCON.

Pontos Fortes:

  • Tarifário mais baixo do que os portos de proximidade;
  • Amplas áreas de armazenamento;
  • Tarifário de armazenagem atrativo;
  • Desburocratizado – Janela Única Portuária;
  • Paz social.

Avenida do Cabedelo - Darque
4935-160 Viana do Castelo
T (+351) 258 359 500
F (+351) 258 359 535
E apvc@apvc.pt
www.apvc.pt