Sábado 27 de Maio, 2017
pesquisa
#
#
Seja bem-vindo
Fique a conhecer melhor o Alto Minho e os dez concelhos que compõem este espaço territorial: Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte do Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira. Veja ainda as notícias, curiosidades, rotas turísticas, guias, informação de apoio empresarial e muito mais sobre esta região do Noroeste português.
Newsletter
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu e-mail.
Área reservada |
Por terras do Vez e da Nóbrega

O passeio começa pelo centro histórico da vila de Arcos de Valdevez, com um breve périplo pelo seu património histórico, donde se destaca a ponte sobre o rio Vez, do século XIX, com os seus quatro arcos de volta redonda. Continuamos pelo Campo do Trasladário, marginal frente ao Vez, com a estátua estilizando o torneio que, segundo conta a lenda, terá oposto Afonso VII de Leão a Afonso Henriques.

Nas ruas estreitas e comerciais, passamos pela Igreja de Nossa Senhora da Lapa (século XVIII), pelo Pelourinho, até chegar ao Jardim dos Centenários, ladeado pelas igrejas Matriz e do Espírito Santo. Ali, encontramos um miradouro que oferece ao transeunte a sombra das árvores e bancos para descanso enquanto se desfruta de uma magnífica vista sobre o rio e as montanhas que circundam a localidade.

Deixando a vila para trás e começando a subir até às terras altas do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), a riqueza patrimonial mantém-se. Localizada no fundo de uma encosta povoada de densos laranjais nas margens do rio Lima, a aldeia de Ermelo justifica só por si uma paragem, sendo de visita obrigatória o seu mosteiro do século XIII, classificado como Monumento Nacional.

Avançamos até à aldeia de Soajo, com os seus espigueiros comunitários, autênticas relíquias da arquitectura popular de tempos remotos. Depois, continuamos até ao núcleo megalítico do Mezio, à entrada do PNPG, com cerca de uma dezena de monumentos distribuídos por uma zona planáltica de aproximadamente 2 km.

O PNPG oferece uma experiência única de contacto com a beleza e os sons da natureza, que não se esgota em apenas uma visita. Nele abundam várias espécies vegetais (carvalho, medronheiro, azevinho, azereiro, pinheiro e vidoeiro), além de espécies próprias como o lírio-do-gerês e o feto-do-gerês. As espécies animais com maior representatividade são o javali, o veado, o texugo e a lontra. Há outras espécies que ainda subsistem nesta área, embora em menor quantidade. É o caso da águia-real, do lobo, do corço e do garrano selvagem. Com um pouco de sorte avistará alguns garranos à solta.

No Mezio existe um centro hípico que promove aulas de equitação e passeios equestres, com o objectivo de divulgar a raça garrana. Poderá ainda realizar caminhadas e percursos pedestres em trilhos devidamente identificados, para melhor usufruir da fantástica beleza natural deste Parque. Aproveite para apreciar as brandas e inverneiras características da área geográfica da serrania da Peneda, Gerês e Amarela.

Se prosseguir pela estrada que conduz à barragem do Alto do Lindoso, no concelho vizinho de Ponte da Barca, observará o rio a correr entre ravinas que por vezes atingem os 500 metros de profundidade. A 200 metros acima do nível da represa está o Castelo de Lindoso, reconstruído no século XIII por D. Dinis.

Não deixe ainda de visitar o museu com a maior colecção de cristais de quartzo do país e o Santuário de Nossa Senhora da Paz, em Barral, freguesia de Vila Chã S. João. O mesmo acontece com o núcleo museológico da Ermida, onde se encontra a Pedra dos Namorados, com mais de quatro mil anos.

Na pequena vila de Ponte da Barca, situada sobre o rio Lima, vale a pena perder-se pelas ruas com graciosas arcadas e admirar as belas casas senhoriais da nobreza rural e alguns dos monumentos que ainda se conservam: o Pelourinho, a Igreja da Misericórdia, o antigo mercado, a Fonte Velha e, claro, a bonita ponte do século XV que dá o seu nome à povoação. Ainda, a não perder um passeio pelo troço dos Açudes, na ecovia do rio Lima.