Terça-feira 23 de Maio, 2017
pesquisa
#
#
Seja bem-vindo
Fique a conhecer melhor o Alto Minho e os dez concelhos que compõem este espaço territorial: Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte do Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira. Veja ainda as notícias, curiosidades, rotas turísticas, guias, informação de apoio empresarial e muito mais sobre esta região do Noroeste português.
Newsletter
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu e-mail.
Área reservada |
Heráldica

De acordo com o Parecer emitido pela Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses de 27 de Março de 2003, nos termos o Decreto-Lei n.º 51/91 de 7 de Agosto, os símbolos heráldicos do concelho de Caminha são:

  • Brasão: escudo de vermelho, um pé ondado de três faixetas de prata e azul, delas saindo três ilhéus de negro, cada um encimado por uma torre de prata, lavrada de negro, aberta e iluminada do campo, sendo a do meio mais alta. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco com a legenda a negro: "Caminha".

  • Bandeira: esquartelada de branco e vermelho. Cordão e borlas de prata e vermelho.

Para compreender a simbologia heráldica do concelho de Caminha torna-se necessário recorrer à época medieval. A vila de Caminha era composta por pequenas ilhas banhadas pelos rios Minho e Coura. Toda a vila era circundada pelas muralhas medievais, que serviam para a defesa do reino contra os ataques dos castelhanos e dos piratas. As muralhas medievais tinham 13 torres, sendo 10 pequenas e 3 grandes. As 3 torres grandes eram: a Porta de Viana (actual Torre do Relógio), a torre da Piedade e a torre do Cais ou do Marquês.

Assim:

  • O escudo em vermelho representa as lutas travadas ao longo da história pela defesa da vila e do reino.
  • As ondas na base do brasão representam simultaneamente os rios Minho e Coura que banhavam a vila.
  • As três ilhas de negro representam as ilhas que compunham Caminha.
  • As três torres representam as três torres grandes que compunham as muralhas medievais, sendo que a principal (torre do meio) representa a Torre do Relógio, antigamente designada como Porta da Viana, situada no centro da vila de Caminha.