Quarta-feira 28 de Junho, 2017
pesquisa
#
#
Seja bem-vindo
Fique a conhecer melhor o Alto Minho e os dez concelhos que compõem este espaço territorial: Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte do Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira. Veja ainda as notícias, curiosidades, rotas turísticas, guias, informação de apoio empresarial e muito mais sobre esta região do Noroeste português.
Newsletter
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu e-mail.
Área reservada |
Viana do Castelo

O concelho de Viana do Castelo situa-se nas margens norte e sul do rio Lima, ao longo dos últimos 15 km do seu curso, e tem cerca de 26 km de orla marítima. Abrange uma área geográfica de cerca 318,6 km², com 88.931 habitantes, e é ocupado por 40 freguesias: Afife, Alvarães, Amonde, Areosa, Barroselas, Cardielos, Carreço, Carvoeiro, Castelo do Neiva, Chafé, Darque, Deão, Deocriste, Freixieiro de Soutelo, Lanheses, Mazarefes, Meadela, Meixedo, Monserrate, Montaria, Moreira de Geraz do Lima, Mujães, Neiva, Nogueira, Outeiro, Perre, Portela Susã, Santa Marta de Portuzelo, Santa Leocádia de Geraz do Lima, Santa Maria de Geraz do Lima, Santa Maria Maior, Serreleis, Subportela, Torre, Vila de Punhe, Vila Franca, Vila Fria, Vila Mou, Vila Nova de Anha e Vilar de Murteda.
Com uma morfologia bastante rica e variada, o concelho de Viana do Castelo é atravessado por uma cadeia de montanhas, onde sobressaem as serras de Santa Luzia (549 metros de altitude), Amonde (319 metros), Perre (474 metros) e Arga (801 metros). O concelho é limitado a norte pelo concelho de Caminha, a leste pelo de Ponte de Lima, a sul pelos de Esposende e Barcelos e a oeste pelo oceano Atlântico. O rio Neiva quase define a sua fronteira com os concelhos de Barcelos e Esposende e o rio Âncora divide-o do concelho de Caminha.


Economia

História

Heráldica

Feriado Municipal

Festas, Feiras e Romarias

Geminações

Património