Sábado 27 de Maio, 2017
pesquisa
#
#
Seja bem-vindo
Fique a conhecer melhor o Alto Minho e os dez concelhos que compõem este espaço territorial: Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte do Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira. Veja ainda as notícias, curiosidades, rotas turísticas, guias, informação de apoio empresarial e muito mais sobre esta região do Noroeste português.
Newsletter
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu e-mail.
Área reservada |
Ponte da Barca

Integrado no distrito de Viana do Castelo, o concelho de Ponte da Barca estende-se ao longo de uma área que ronda os 182,1 km², subdividida em 25 freguesias: Azias, Boivães, Bravães, Britelo, Crasto, Cuide de Vila Verde, Entre Ambos-os-Rios, Ermida, Germil, Grovelas, Lavradas, Lindoso, Nogueira, Oleiros, Paço Vedro de Magalhães, Ponte da Barca, Ruivos, Sampriz, Touvedo-São Lourenço, Touvedo-Salvador, Vade-São Pedro, Vade-São Tomé, Vila Chã-São João Baptista, Vila Chã-Santiago e Vila Nova da Muía.
Com uma população de 12.909 habitantes, o concelho situa-se na margem esquerda do rio Lima, a 39 km de Viana do Castelo, sendo limitado a norte pelo concelho de Arcos de Valdevez, a leste por Espanha, a sul por Terras de Bouro e Vila Verde e a oeste por Ponte de Lima. É um concelho de contrastes, marcado pela albufeira do Alto Lindoso e pela zona montanhosa da Serra Amarela, onde atinge o seu ponto mais alto, a 1.363 metros de altitude.
A região de Ponte da Barca encontra-se ainda parcialmente inserida no Parque Nacional da Peneda-Gerês, com uma paisagem idílica, pautada pelo verde da rica vegetação e por diversos cursos de água e recantos únicos, onde abundam praias fluviais.
Ponte da Barca deve o seu topónimo à barca que, até aos finais do século XV, fazia a travessia do rio na maioria das vezes transportando peregrinos a caminho de Santiago de Compostela. A ponte substituiu a barca medieval, mas o nome da vila honrou as duas: a primeira pela sua monumentalidade, a segunda pela história.


Economia

História

Heráldica

Feriado Municipal

Festas, Feiras e Romarias

Geminações

Património