Quinta-feira 17 de Agosto, 2017
pesquisa
#
#
Seja bem-vindo
Fique a conhecer melhor o Alto Minho e os dez concelhos que compõem este espaço territorial: Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte do Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira. Veja ainda as notícias, curiosidades, rotas turísticas, guias, informação de apoio empresarial e muito mais sobre esta região do Noroeste português.
Newsletter
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu e-mail.
Área reservada |
Ponte de Lima

Integrado no Alto Minho, distrito de Viana do Castelo, o concelho de Ponte de Lima é definido por duas áreas hidrográficas: a bacia do rio Lima e a do rio Neiva. Referência também para outros rios, os afluentes do Lima, como o Estorãos a norte ou o Trovela a sul.
O concelho está rodeado a oeste pelos concelhos de Caminha e Viana do Castelo, a norte por Vila Nova de Cerveira e Paredes de Coura, a este por Arcos de Valdevez e Ponte da Barca e a sul por Vila Verde e Barcelos. Compreende uma área de aproximadamente 320,3 km² onde se distribuem 51 freguesias: Anais, Arca, Arcos, Arcozelo, Ardegão, Bárrio, Beiral do Lima, Bertiandos, Boalhosa, Brandara, Cabaços, Cabração, Calheiros, Calvelo, Cepões, Correlhã, Estorãos, Facha, Feitosa, Fojo Lobal, Fontão, Fornelos, Freixo, Friastelas, Gaifar, Gandra, Gemieira, Gondufe, Labruja, Labrujó, Mato, Moreira do Lima, Navió, Poiares, Ponte de Lima, Queijada, Rebordões de Santa Maria, Rebordões de Souto, Refóios do Lima, Rendufe, Ribeira, Sá, Sandiães, Santa Comba, Santa Cruz do Lima, Seara, Serdedelo, Vilar das Almas, Vilar do Monte, Vitorino de Donas e Vitorino de Piães. Em 2001, o concelho apresentava 44.343 habitantes.
A diversidade fisiográfica, geológica e climatérica proporciona-lhe uma considerável variedade de recursos e potencialidades, de paisagens, de costumes e de tradições. Na margem norte do rio Lima, no limite do concelho, o relevo é bastante montanhoso, atingindo os 800 metros de altitude na serra d'Arga.
O concelho de Ponte de Lima caracteriza-se essencialmente por ser uma zona de forte impacto turístico, com um vasto acervo patrimonial, quer arquitectónico, quer arqueológico, quer paisagístico, um importante nó de comunicações rodoviárias, reforçando ao nível das acessibilidades as suas ligações com os grandes pólos urbanos de Viana do Castelo e Braga, com a autoestrada Porto-Braga-Valença e com os eixos viários IP1 e o IC28.


Economia

História

Heráldica

Feriado Municipal

Festas, Feiras e Romarias

Geminações

Património