Sábado 18 de Novembro, 2017
pesquisa
#
#
Seja bem-vindo
Fique a conhecer melhor o Alto Minho e os dez concelhos que compõem este espaço territorial: Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte do Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira. Veja ainda as notícias, curiosidades, rotas turísticas, guias, informação de apoio empresarial e muito mais sobre esta região do Noroeste português.
Newsletter
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu e-mail.
Área reservada |
Artes e Produtos Regionais

O Alto Minho cativa igualmente pela variedade de produtos que cria. Quer seja nos ricos trajes de festa, adornados com peças de filigrana, quer nos bordados coloridos, nos seres fantásticos de barro, na cestaria, nos brinquedos, nos artefactos de madeira e cobre. O Alto Minho exibe o entusiasmo criativo das suas artes tradicionais, revelador das almas das gentes que aqui nasceram e vivem.

 

Sabia que…
... A cidade de Viana do Castelo é considerada um “importante centro cerâmico desde o século XVIII”. “Com peças de usos diversos, em tons de azul e branco ou cor-de-vinho, a louça de Viana, pintada à mão, continua a ser muito apreciada por coleccionadores, especialmente pela variedade e originalidade das formas e da decoração. É, também considerada umas das mais conceituadas marcas de faiança portuguesa".

... Os “famosos tapetes de trapos” são fabricados por uma empresa têxtil de Viana do Castelo, a Vianatece. Em Fevereiro de 2011, esta empresa saiu de Gent, na Bélgica, com o prémio da empresa mais “Eco-Friendly” na Intirio, feira de decoração de interiores e linhas da casa.

... O Ouro se constitui “como um dos símbolos mais representativos do Alto Minho e mesmo de Portugal”, sendo de relevar “os brincos em forma de coração”.

... As bolsas desenhadas pela Arquiteta Vânia Natércia são inspiradas nas ilustrações e lenços de Viana do Castelo.